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Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

BORGES, Maria Célia  y  AQUINO, Orlando Fernandez. Educação superior no Brasil e as políticas de expansão de vagas do Reuni: avanços e controvérsias. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.39, pp.117-138. ISSN 1981-8106.

Este artigo apresenta uma discussão sobre as políticas de expansão da Educação Superior, afirmando as influências do neoliberalismo e explicitando as contradições da legislação e das reformas nesse nível de educação no Brasil após os anos 1990. Questiona o modelo da Universidade Nova em relação à realidade brasileira e os parcos investimentos disponíveis para tal reforma. Chama a atenção para o perigo de uma expansão de vagas em detrimento da qualidade do ensino, o que representaria o sucateamento da universidade pública. Aponta as contradições do Reuni, com ações improvisadas e condicionamento das verbas, mediante o cumprimento de metas. Por um lado, reconhece o aumento de vagas na Educação Superior, e, por outro, reafirma que a democratização do acesso exige universidades com autonomia financeira, cursos bem estruturados com currículos inovadores, professores bem qualificados, infraestrutura adequada e condições de oferecer ensino de boa qualidade, com pesquisa que almeja a produção de conhecimentos novos e extensão universitária.

Palabras clave : Educação Superior; Expansão de Vagas; Reuni.

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