SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue39Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidianoEducação entre a teoria e a práxis: o legado de Marx diante da crise do capitalismo contemporâneo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

PRADO, Patricia Dias. Final-idades dos tempos da infância: crianças pequenas, relações de idade e educação infantil. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.39, pp.160-177. ISSN 1981-8106.

Este artigo objetiva divulgar os resultados de pesquisa de doutorado concluída, que investigou, através de estudo etnográfico, as relações de idade entre crianças pequenas (de 3 a 6 anos) em uma instituição de Educação Infantil pública paulista. Através da ampliação do conceito de infância para além de um recorte etário, no campo das Ciências Sociais, em especial, na Antropologia, articulada às produções brasileiras e italianas no campo da Educação Infantil, as crianças revelam que não são somente reprodutoras das determinações etapistas e cronológicas impostas, mas também, inventoras de novas formas de se ter determinada idade, questionadoras das finalidades das idades da infância e propositivas na construção de uma pedagogia anti-idadista e interetária.

Keywords : Educação Infantil; Relações de Idade; Crianças Pequenas; Infância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )