SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidianoEducação entre a teoria e a práxis: o legado de Marx diante da crise do capitalismo contemporâneo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

PRADO, Patricia Dias. Final-idades dos tempos da infância: crianças pequenas, relações de idade e educação infantil. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.39, pp.160-177. ISSN 1981-8106.

Este artigo objetiva divulgar os resultados de pesquisa de doutorado concluída, que investigou, através de estudo etnográfico, as relações de idade entre crianças pequenas (de 3 a 6 anos) em uma instituição de Educação Infantil pública paulista. Através da ampliação do conceito de infância para além de um recorte etário, no campo das Ciências Sociais, em especial, na Antropologia, articulada às produções brasileiras e italianas no campo da Educação Infantil, as crianças revelam que não são somente reprodutoras das determinações etapistas e cronológicas impostas, mas também, inventoras de novas formas de se ter determinada idade, questionadoras das finalidades das idades da infância e propositivas na construção de uma pedagogia anti-idadista e interetária.

Palabras clave : Educação Infantil; Relações de Idade; Crianças Pequenas; Infância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )