SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39Final-idades dos tempos da infância: crianças pequenas, relações de idade e educação infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

CRIONI, Renato. Educação entre a teoria e a práxis: o legado de Marx diante da crise do capitalismo contemporâneo. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.39, pp.178-200. ISSN 1981-8106.

“Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo.” Foi a partir das premissas superficiais da 11ª tese sobre Feuerbach que o pensamento de Marx recebeu as mais honrosas exaltações e as mais duras refutações. No palco do século XX, a “rotulagem” marxista atingiu o ápice com o movimento operário e o socialismo real. Entretanto, no crepúsculo do século XX, o inesperado colapso do modelo de “capitalismo estatal” soviético deixou paralisado o pensamento de esquerda e a crítica capitalista marxista, permanecendo no máximo como possibilidade de uma reivindicação nostálgica defensiva. Mas o próprio Marx concebia sua crítica da economia política como uma reflexão que ultrapassava sua aplicabilidade prática. Se esse aspecto da crítica categórica do capitalismo apresenta-se, por um lado, como algo que congela a ação, por outro, mostra-se adequado a interpretar a crise global que se desencadeia. Ao mesmo tempo que desconstrói o vigente discurso hegemônico do progresso, da eficiência e da produtividade, abre espaço para uma perspectiva de experiência educativa de valorização das relações vitais sensíveis, da arte, da cultura do ócio, imputadas como supérfluas e colocadas a serviço da onipresente coerção da produção abstrata de riqueza.

Palabras clave : Marx; Teoria e Práxis; Educação; Crise do Capitalismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )