SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue40Leituras de história e filosofia da ciência na formação inicial de professoresDespersonalizando o ensino de evolução: ênfase nos conceitos através da sistemática filogenética author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

CASSIANI, Suzani; GIRALDI, Patrícia Montanari  and  LINSINGEN, Irlan von. É possível propor a formação de leitores nas disciplinas de ciências naturais: contribuições da análise de discurso para a educação em ciências. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.40, pp.43-61. ISSN 1981-8106.

Compreendendo a leitura como um lugar de produção de sentidos, problematizamos as compreensões de escrita, leitor, autor, apontando algumas contribuições/implicações para a educação em ciências. Ao enfocarmos a formação de leitores, trabalhamos com as histórias de leituras de estudantes como parte das condições de produção da leitura nas aulas. Isso contribui, de forma significativa, para aprofundarmos a compreensão sobre relações estabelecidas entre textos e leitores. Nessa mesma perspectiva, emerge a relação dos estudantes com a escrita, explorada por nós na perspectiva da autoria, compreendida como posição social assumida pelo sujeito que ao interpretar (escrever/ler) filia-se a uma rede de sentidos. É a partir dessa relação estabelecida entre sujeitos, com suas histórias, e diferentes sentidos que circulam socialmente, dentro e fora da escola, que são produzidos os sentidos sobre ciências e tecnologias. Por fim, ao problematizar a própria linguagem do/no ensino de ciências, temos a pretensão de contribuir para a promoção de um ensino comprometido com o questionamento das ciências e seus papéis sociais.

Keywords : Leitura; Escrita; Educação em Ciências; Autoria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )