SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número40É possível propor a formação de leitores nas disciplinas de ciências naturais: contribuições da análise de discurso para a educação em ciênciasInstrumentos antigos como fontes para a história do ensino de ciências e de física na educação secundária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SANTOS, Charles Morphy D.  e  KLASSA, Bruna. Despersonalizando o ensino de evolução: ênfase nos conceitos através da sistemática filogenética. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.40, pp.62-80. ISSN 1981-8106.

É consenso que o ensino de biologia deve se centrar na evolução. Entretanto, há ainda grandes dificuldades em desfragmentar as diferentes áreas de conhecimento biológico para estudá-las sob a óptica evolucionista. Influências do meio externo e interpretações incorretas ou superficiais deste assunto afetam o modo como a ciência é compreendida dentro da sala de aula, contribuindo, muitas vezes, para um aprendizado pouco significativo e compartimentado, calcado principalmente na memorização. A biologia deve ser tratada em um enfoque histórico-filosófico, permitindo que o aluno transcenda às informações factuais e alcance o raciocínio subjacente a elas. Com o intuito de driblar essas dificuldades, discute-se aqui como trabalhar o ensino de evolução como eixo norteador das ciências biológicas por meio de conceitos fundamentais da sistemática filogenética (ancestralidade comum, homologia e a noção de tempo geológico). Nosso objetivo é o de desconstruir a visão simplista de uma ciência personalizada, amplamente difundida, e mostrar uma alternativa para se repensar o ensino de biologia sob uma perspectiva evolutiva.

Palavras-chave : Ensino de Biologia; Evolução; Sistemática Filogenética; Tempo Geológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )