SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número40Despersonalizando o ensino de evolução: ênfase nos conceitos através da sistemática filogenéticaO experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

ZANCUL, Maria Cristina de Senzi  e  SOUZA, Rosa Fátima de. Instrumentos antigos como fontes para a história do ensino de ciências e de física na educação secundária. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.40, pp.81-99. ISSN 1981-8106.

Este trabalho tem como objetivo examinar a potencialidade analítica do estudo dos instrumentos científicos antigos na escrita da história do ensino de Ciências, a partir da organização de uma coleção de objetos, pertencentes ao laboratório de Física da Escola Estadual Bento de Abreu, localizada em Araraquara (SP). Levando-se em conta que os instrumentos da coleção podem ser relacionados a propostas para o ensino de Ciências e de Física formuladas, em nosso país, na primeira metade do século XX, apresenta-se aqui, com base na legislação, um resumo sobre os estudos científicos no currículo do ensino secundário até 1961. Na discussão, argumenta-se que, embora apresentem algumas dificuldades como fontes de pesquisa, os instrumentos oferecem, sem dúvida, uma contribuição valiosa como objetos de estudo, alargando as possibilidades de compreensão do projeto histórico de difusão das ciências na educação escolar brasileira.

Palavras-chave : História do Ensino de Ciências e de Física; Cultura Material Escolar; Instrumentos Antigos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )