SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número40O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questãoProdução de narrativas reflexivas por licenciandos em química como modo de construção da aprendizagem docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

PINTO NETO, Pedro da Cunha. Química e literatura na formação de professores. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.40, pp.114-127. ISSN 1981-8106.

O texto apresenta uma reflexão sobre a formação de professores de química em suas múltiplas dimensões, e o papel das representações sobre a química e a atividade do químico nesta formação. Aborda os processos de difusão dos saberes e das representações sobre a química, tomando como referência a produção literária, especialmente os textos que fazem da química seu tema de fabulação e, do químico, suas personagens. Finalmente, são apresentadas, como exemplos, duas importantes obras literárias do século XIX, mostrando como alguns estereótipos do químico são constituídos e se estabelecem como modelos para representá-lo, especialmente quando se toma a química como uma “ciência de loucos”.

Palavras-chave : Química e Literatura; Formação de Professores; Representações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )