SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número40Química e literatura na formação de professoresEnsino de física moderna e contemporânea: análise de uma disciplina para ingressantes na educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

ZANON, Dulcimeire Ap. Volante. Produção de narrativas reflexivas por licenciandos em química como modo de construção da aprendizagem docente. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.40, pp.127-143. ISSN 1981-8106.

O objetivo deste trabalho consistiu em analisar narrativas reflexivas produzidas por estagiários de um curso de licenciatura em Química, a partir de atividades planejadas e executadas em escolas públicas de Ensino Médio. Pretendeu-se, com o uso das narrativas, propiciar a cada licenciando a oportunidade de repensar suas práticas e concepções e avaliar seu desempenho profissional, além de se engajar em um processo de busca pessoal. Nesse contexto, o estágio é concebido como um espaço privilegiado de ação, reflexão e desenvolvimento profissional. As narrativas foram construídas pelos estagiários e analisadas pela pesquisadora, de acordo com uma vertente crítica adaptada do ciclo reflexivo. As vozes dos sujeitos, tratadas sob a forma de episódios narrativos, permitiram comunicar os sentidos atribuídos por eles ao refletirem sobre a complexidade da realidade vivida. Assim, foi possível identificar categorias que revelaram a aprendizagem da docência, ou seja, a produção de narrativas permitiu ao estagiário refletir sobre todas as etapas das atividades desenvolvidas, desde o confronto do plano de aula com as ações ocorridas em sala, até o desenvolvimento do estado de alerta diante de determinadas situações.

Palavras-chave : Formação de Professores de Química; Narrativas Reflexivas; Estágio de Docência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )