SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número40Produção de narrativas reflexivas por licenciandos em química como modo de construção da aprendizagem docenteFormação de professores de física: problematizando ações governamentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

ZANOTELLO, Marcelo  e  FAGUNDES, Maria Beatriz. Ensino de física moderna e contemporânea: análise de uma disciplina para ingressantes na educação superior. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.40, pp.145-165. ISSN 1981-8106.

As ementas das disciplinas introdutórias de física em cursos de educação superior nas áreas de ciências naturais e tecnologia seguem, essencialmente, a mesma organização de temas presente em coleções tradicionais de livros didáticos. A Física Moderna e Contemporânea (FMC), contemplada em geral no último volume das coleções, normalmente não faz parte do rol de assuntos para estudantes ingressantes. Neste trabalho apresentamos uma reflexão sobre o ensino da FMC no contexto da disciplina Estrutura da Matéria, obrigatória para alunos do primeiro período letivo em uma Universidade Federal no estado de SP. Os dados indicam que estudantes e docentes compartilham a opinião de que a inserção da FMC nesse contexto é interessante e que sua aprendizagem não pressupõe o estudo de toda física clássica e do cálculo avançado, mas requer um novo enfoque quanto ao uso da matemática e abordagem dos conceitos físicos, abrindo novas perspectivas inclusive sobre questões que permeiam o ensino de FMC na educação básica.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Física Moderna e Contemporânea; Educação Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )