SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número40Ensino de física moderna e contemporânea: análise de uma disciplina para ingressantes na educação superiorFormação e desenvolvimento do professor de química: a história de Jailton índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

GARCIA, Nilson Marcos Dias  e  HIGA, Ivanilda. Formação de professores de física: problematizando ações governamentais. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.40, pp.166-183. ISSN 1981-8106.

Aborda questões atuais que têm preocupado pesquisadores na área de ensino de Física, particularmente sobre a formação de professores, do ponto de vista de seus aspectos teóricos e políticos. Partindo de reflexões sobre a atual conjuntura das políticas educacionais e do significado de ser professor hoje, são realizadas análises de algumas ações e políticas públicas implementadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), cujas concepções implicam diretamente na formação de professores, num contexto marcado pela alta demanda por professores de Física. São realizadas reflexões sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e sobre a política de implementação das licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) como instituições formadoras de professores, tendo em vista suas implicações para a formação de docentes em geral e de Física em particular. As análises são realizadas a partir dos documentos legais que regulamentam tais ações, procurando desvelar concepções sobre a formação do professor a elas subjacentes e compreender como, em que medida e com qual participação da sociedade civil e de suas organizações essas propostas foram construídas, buscando interpretar o significado de enfrentamento de desafios, que, por vezes, pode mascarar o real campo em que as disputas devem ou deveriam ter sido travadas, ou seja, o parlamentar e outras instâncias de decisão no âmbito governamental.

Palavras-chave : Formação de Professores; Educação em Física; Políticas Públicas; PIBID; Institutos Federais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )