SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue40Formação de professores de física: problematizando ações governamentaisA mídia e a educação científica: uma discussão sobre a cobertura da reforma do Código Florestal Brasileiro pela Folha de S.Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

RIBEIRO, Alcione Torres  and  BEJARANO, Nelson Rui Ribas. Formação e desenvolvimento do professor de química: a história de Jailton. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.40, pp.184-201. ISSN 1981-8106.

O artigo apresenta aspectos da aprendizagem pela experiência, a partir da experiência de vida e formação do professor Jailton. Chama a atenção para o fato de que os espaços de formação inicial e continuada são imprescindíveis na constituição de um professor, porém não são os únicos. A pesquisa desenvolvida inscreve-se num amplo movimento de investigação-formação que adota a abordagem biográfica como perspectiva epistemológica sobre a aprendizagem, a partir das experiências dos sujeitos. Essa abordagem proporciona ao professor confrontar-se com a construção de sua identidade, como uma maneira de aprofundar as reflexões sobre sua formação docente. Pesquisas com enfoque nessa abordagem ainda são escassas na área de Ensino de Química. Neste artigo, mostramos que o professor constrói saberes ao longo do seu percurso de vida e de trabalho, e muitos desses saberes não advêm da academia. Ele vai aprendendo com as experiências, bem e mal sucedidas, e vai construindo conhecimentos referenciais que o ajudarão a avaliar as futuras situações. Além disso, o que os professores aprendem na academia somente se torna útil no momento em que eles experienciam essa aprendizagem, no momento em que põem em prática o que aprenderam, adequando à sua realidade.

Keywords : Formação de Professores; Experiência; Desenvolvimento Profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )