SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número40Formação de professores de física: problematizando ações governamentaisA mídia e a educação científica: uma discussão sobre a cobertura da reforma do Código Florestal Brasileiro pela Folha de S.Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

RIBEIRO, Alcione Torres  e  BEJARANO, Nelson Rui Ribas. Formação e desenvolvimento do professor de química: a história de Jailton. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.40, pp.184-201. ISSN 1981-8106.

O artigo apresenta aspectos da aprendizagem pela experiência, a partir da experiência de vida e formação do professor Jailton. Chama a atenção para o fato de que os espaços de formação inicial e continuada são imprescindíveis na constituição de um professor, porém não são os únicos. A pesquisa desenvolvida inscreve-se num amplo movimento de investigação-formação que adota a abordagem biográfica como perspectiva epistemológica sobre a aprendizagem, a partir das experiências dos sujeitos. Essa abordagem proporciona ao professor confrontar-se com a construção de sua identidade, como uma maneira de aprofundar as reflexões sobre sua formação docente. Pesquisas com enfoque nessa abordagem ainda são escassas na área de Ensino de Química. Neste artigo, mostramos que o professor constrói saberes ao longo do seu percurso de vida e de trabalho, e muitos desses saberes não advêm da academia. Ele vai aprendendo com as experiências, bem e mal sucedidas, e vai construindo conhecimentos referenciais que o ajudarão a avaliar as futuras situações. Além disso, o que os professores aprendem na academia somente se torna útil no momento em que eles experienciam essa aprendizagem, no momento em que põem em prática o que aprenderam, adequando à sua realidade.

Palavras-chave : Formação de Professores; Experiência; Desenvolvimento Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )