SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número40Formação e desenvolvimento do professor de química: a história de JailtonGabinete de curiosidades: o paradoxo das maravilhas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

GONCALVES, Elizabeth Moraes  e  BONATO, José Antonio. A mídia e a educação científica: uma discussão sobre a cobertura da reforma do Código Florestal Brasileiro pela Folha de S.Paulo. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.40, pp.202-222. ISSN 1981-8106.

O texto objetiva levar à reflexão sobre a importância do conhecimento científico para tomadas de decisões nos diferentes setores da sociedade, e sobre o compromisso da mídia em não restringir-se à cobertura factual, mas contribuir para o processo educacional. A reforma do Código Florestal brasileiro recebeu em 2011 atenção tanto no Congresso Nacional quanto na mídia. Deputados brasileiros aprovaram a proposta que prevê a ampliação do desmatamento sem ouvir os cientistas a respeito. A medida prejudica a meta brasileira de controle das emissões de gases que acentuam o efeito estufa. O jornal Folha de S.Paulo defendeu, em editoriais, a alteração da legislação e somente opinou a favor da manifestação dos cientistas depois que a medida tinha sido aprovada. A sociedade ficou à margem dessa discussão, pois não se construiu um conhecimento científico capaz de propiciar um entendimento sobre o significado de tal reforma e as consequências ambientais que afetam diretamente a vida no planeta. Este artigo analisa a cobertura da Folha de S.Paulo acerca dessa reforma do Código Florestal brasileiro do ponto de vista da Análise do Discurso e conclui que o contrato de leitura entre jornal e leitores revelou-se inadequado, pois se esperava mais análise e reflexão de temas de tamanha importância.

Palavras-chave : Comunicação; Ciência; Linguagem; Discurso; Mídia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )