SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número41Dimensão afetiva e projetos vitais de jovens estudantes de ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

OLIVEIRA JUNIOR, Ailton Paulo de. Relação entre o desempenho no processo seletivo para acesso ao ensino superior e o aproveitamento durante um curso de medicina. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.41, pp.04-27. ISSN 1981-8106.

O estudo apresenta a relação existente entre os resultados obtidos no 1o Processo Seletivo de 2003, realizado pela Universidade Católica de Brasília para o curso de Medicina, e das variáveis sociodemográficas (sexo, idade, local de moradia e local de nascimento) com o desempenho dos alunos aprovados nos três primeiros semestres do curso. Para tanto, validou-se o processo seletivo para o ingresso dos alunos no curso e foi determinado se o resultado obtido no processo seletivo interfere no desempenho dos alunos no curso. Assim, o poder discriminante das provas de Matemática, Biologia e Química indicam que tais avaliações são capazes de diferenciar os candidatos com mais habilidade daqueles que apresentam menor domínio desses conteúdos e, portanto, atingem o objetivo que é a classificação dos melhores candidatos. Conclui-se que as influências do resultado do concurso vestibular e das variáveis sociodemográficas consideradas apresentam-se cada vez menores no decorrer do curso, o que indica que é a dimensão de realização acadêmica a que assume maior importância na explicação do rendimento escolar dos alunos.

Palavras-chave : Vestibular; Medicina; Desempenho; Validação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )