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Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
OLIVEIRA JUNIOR, Ailton Paulo de. Relação entre o desempenho no processo seletivo para acesso ao ensino superior e o aproveitamento durante um curso de medicina. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.41, pp.04-27. ISSN 1981-8106.
O estudo apresenta a relação existente entre os resultados obtidos no 1o Processo Seletivo de 2003, realizado pela Universidade Católica de Brasília para o curso de Medicina, e das variáveis sociodemográficas (sexo, idade, local de moradia e local de nascimento) com o desempenho dos alunos aprovados nos três primeiros semestres do curso. Para tanto, validou-se o processo seletivo para o ingresso dos alunos no curso e foi determinado se o resultado obtido no processo seletivo interfere no desempenho dos alunos no curso. Assim, o poder discriminante das provas de Matemática, Biologia e Química indicam que tais avaliações são capazes de diferenciar os candidatos com mais habilidade daqueles que apresentam menor domínio desses conteúdos e, portanto, atingem o objetivo que é a classificação dos melhores candidatos. Conclui-se que as influências do resultado do concurso vestibular e das variáveis sociodemográficas consideradas apresentam-se cada vez menores no decorrer do curso, o que indica que é a dimensão de realização acadêmica a que assume maior importância na explicação do rendimento escolar dos alunos.
Palavras-chave : Vestibular; Medicina; Desempenho; Validação.