SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue41Relação entre o desempenho no processo seletivo para acesso ao ensino superior e o aproveitamento durante um curso de medicinaPsicologia do desenvolvimento no currículo de formação de professores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

PATARO, Cristina Satiê de Oliveira. Dimensão afetiva e projetos vitais de jovens estudantes de ensino superior. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.41, pp.28-42. ISSN 1981-8106.

O presente texto discute possíveis relações entre as estratégias de resolução de conflitos e a construção de projetos vitais dos jovens, por meio de análise das influências dos sentimentos e emoções no pensamento. Buscou-se investigar de que forma as emoções e os sentimentos, relacionados aos interesses e preocupações dos jovens, configuram-se no raciocínio. Parte-se de dados provenientes de entrevista semi-estruturada realizada com 20 jovens, de 20 a 24 anos, estudantes de Ensino Superior do interior do Paraná. A partir da análise, fundamentada na teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, foram identificadas relações entre a natureza dos interesses e preocupações dos jovens e o raciocínio implicado nos sentimentos e emoções comentados. Os resultados apontam que a construção de projetos vitais pode estar relacionada ao modo como os jovens encaram os conflitos, de modo que são traçadas considerações acerca da indissociabilidade entre afetividade e cognição, e de implicações aos processos educativos voltados à juventude.

Keywords : Juventude; Projeto Vital; Sentimentos e Emoções; Resolução de Conflitos; Processos Educativos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )