SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número41Relação entre o desempenho no processo seletivo para acesso ao ensino superior e o aproveitamento durante um curso de medicinaPsicologia do desenvolvimento no currículo de formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

PATARO, Cristina Satiê de Oliveira. Dimensão afetiva e projetos vitais de jovens estudantes de ensino superior. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.41, pp.28-42. ISSN 1981-8106.

O presente texto discute possíveis relações entre as estratégias de resolução de conflitos e a construção de projetos vitais dos jovens, por meio de análise das influências dos sentimentos e emoções no pensamento. Buscou-se investigar de que forma as emoções e os sentimentos, relacionados aos interesses e preocupações dos jovens, configuram-se no raciocínio. Parte-se de dados provenientes de entrevista semi-estruturada realizada com 20 jovens, de 20 a 24 anos, estudantes de Ensino Superior do interior do Paraná. A partir da análise, fundamentada na teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, foram identificadas relações entre a natureza dos interesses e preocupações dos jovens e o raciocínio implicado nos sentimentos e emoções comentados. Os resultados apontam que a construção de projetos vitais pode estar relacionada ao modo como os jovens encaram os conflitos, de modo que são traçadas considerações acerca da indissociabilidade entre afetividade e cognição, e de implicações aos processos educativos voltados à juventude.

Palavras-chave : Juventude; Projeto Vital; Sentimentos e Emoções; Resolução de Conflitos; Processos Educativos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )