SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número41Dimensão afetiva e projetos vitais de jovens estudantes de ensino superiorEducação e fotografia: uma análise quantitativa do projeto “olhar socioambiental” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Psicologia do desenvolvimento no currículo de formação de professores. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.41, pp.43-60. ISSN 1981-8106.

Este artigo focaliza o papel do estudo da Psicologia do Desenvolvimento no currículo dos cursos de formação de professores. O objetivo deste artigo é enfatizar a importância da Psicologia do Desenvolvimento para todas as pessoas que serão responsáveis pela educação de crianças e adolescentes. A metodologia analisou a natureza e os objetivos da Psicologia do Desenvolvimento como um campo de conhecimento para os futuros professores nas escolas. Psicologia do Desenvolvimento foi considerada em relação aos domínios cognitivo, afetivo, social, moral e físico. Teorias da Psicologia do Desenvolvimento são a base da prática educacional na escola e, por isso, é sugerido que seja dada mais atenção à Psicologia do Desenvolvimento nos currículos dos cursos de formação de professores. Como uma conclusão, pode ser dito que a Psicologia do Desenvolvimento é indispensável para todos que pretendem trabalhar em escolas e, especialmente, para o professor. Teorias da Psicologia do Desenvolvimento são a base da prática educacional na escola. Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento são avaliadas como instrumentos principais para professores em todos os diferentes campos de conhecimento.

Palavras-chave : Psicologia do Desenvolvimento; Currículo; Formação de Professor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )