SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número41Psicologia do desenvolvimento no currículo de formação de professoresAs imagens do “natural”: uma análise da dominação masculina nos livros didáticos de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

PERINOTTO, André Riani Costa  e  COELHO, Hemílio Fernandes Campos. Educação e fotografia: uma análise quantitativa do projeto “olhar socioambiental”. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.41, pp.61-81. ISSN 1981-8106.

O presente artigo procura descrever o processo de desenvolvimento do projeto “Olhar Socioambiental”, uma ação extensionista da Universidade Federal do Piauí (UFPI), envolvendo alunos dos cursos de Bacharelado em Turismo e Licenciatura em Ciências Biológicas, bem como mostrar a sua importância para as comunidades trabalhadas. O projeto constitui-se de oficinas fotográficas, objetivando estimular a criatividade e, também, desenvolver uma nova percepção de conservação ambiental dos jovens envolvidos, usando a fotografia como ferramenta de educação. O levantamento estatístico realizado nas comunidades foi feito por meio de dois questionários, cujas informações utilizadas possibilitaram traçar um perfil dos participantes da ação extensionista, assim, criou-se uma análise com gráficos, para ilustrar tais relevâncias do estudo e sua profundidade. O projeto foi importante, nesse sentido, para a realização de um levantamento estatístico sobre o perfil dos alunos dessas comunidades, no caso especifico do objeto de estudo do presente trabalho, as comunidades do Delta do Parnaíba. O projeto trouxe informações relevantes sobre seus hábitos, valores e necessidades.

Palavras-chave : Educação; Fotografia; Turismo; Meio Ambiente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )