SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número41Educação e fotografia: uma análise quantitativa do projeto “olhar socioambiental”Problematização do tempo na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SANTOS, Tiago Ribeiro; GERMANO, Ana Paula  e  CERVI, Gicele Maria. As imagens do “natural”: uma análise da dominação masculina nos livros didáticos de ciências. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.41, pp.81-100. ISSN 1981-8106.

Este artigo faz uma análise de imagens presentes em três livros didáticos de ciências à luz do conceito de dominação masculina desenvolvido por Pierre Bourdieu. Parte-se do pressuposto de que o livro didático, como meio legítimo para disseminação de conhecimentos no universo escolar, ao conter em suas imagens princípios dominantemente masculinos, inculca e reproduz arbitrariedades que este tipo de dominação suscita. Para tanto, inicia-se o artigo relacionando a instituição escolar com o livro didático, também com os sentidos que tal relação supostamente produz. Na sequência são analisadas duas categorias de imagens, isto é, de atlas do corpo humano e de atividades físicas que têm como elemento principal o corpo masculino e feminino. Por conseguinte, tomando as imagens como meio para discutir as características que apresentam, dentro da lógica de dominação, simbolicamente masculina, demonstra-se na materialidade dessas formas o modo com que o simbólico se apresenta. As considerações finais apontam para uma problematização do livro didático enquanto instrumento de formação de conceitos e subjetividades escolarizadas.

Palavras-chave : Livro Didático; Dominação Masculina; Poder Simbólico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )