SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número41Problematização do tempo na escolaO FUNDEB e a municipalização do ensino fundamental em São Paulo: novo fundo, velhas tendências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

COSTA, Eveline Vieira. Dialogando com o saber matemático em sala de aula. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.41, pp.124-144. ISSN 1981-8106.

Desde que ocupamos lugares específicos de participação nas atividades nas quais nos inserimos, partimos de posicionamentos que são o nosso lugar de origem nos diálogos, principalmente na sala de aula, onde o ensejo de estarmos imersos ali, por excelência, é a comunicação dos conteúdos escolares de forma discursiva. Neste texto, analisaremos uma comunicação na escola que problematiza a produção do conhecimento de forma a contemplar a própria comunicação como algo eminentemente problemático. Antes de chegarmos à análise do relato de pesquisa, passamos pela consideração do termo comunicação dialógica para Bakhtin, e da problematização advinda da diferença e usos dos termos sentidos e significados dados pela literatura científica. Por fim, mostramos como a problematização ocupa um lugar predominante na comunicação de sala de aula, quando o professor atua a partir de uma posição estratégica, dando possibilidades do sujeito se tornar um membro legítimo desta comunidade.

Palavras-chave : Ensino; Dialogismo; Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )