SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número41O FUNDEB e a municipalização do ensino fundamental em São Paulo: novo fundo, velhas tendênciasProblemas de comportamento de filhos na opinião de mães e pais: definições, características e causas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

BEZERRA, Giovani Ferreira  e  ARAUJO, Doracina Aparecida de Castro. Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.41, pp.166-184. ISSN 1981-8106.

O artigo objetiva descrever a Revista Nova Escola e algumas de suas tematizações quanto à pauta pedagógica. Além disso, divulga os resultados de um levantamento realizado junto ao banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) acerca das pesquisas acadêmicas que, entre 2001 e 2010, tomaram-na como mote, haja vista seu forte apelo na formação docente. Os dados apontam 46 estudos focalizados na revista, dentre trabalhos de mestrado e doutorado, com predominância dos primeiros. Os temas mais pesquisados, segundo a leitura dos resumos disponíveis no portal Capes, referem-se à forma como o periódico representa a identidade docente, as interfaces entre linguagem, discurso e manipulação ideológica, além de pesquisas que investigam o posicionamento de Nova Escola sobre práticas pedagógicas voltadas ao ensino de disciplinas escolares. Alguns assuntos frequentemente abordados pela revista têm sido negligenciados pelas dissertações e teses, pois não foram sequer encontradas pesquisas referentes às concepções do periódico quanto à escola inclusiva e alfabetização, dentre outros. Indica-se, portanto, a existência de lacunas no estudo das interfaces entre educação e imprensa pedagógica.

Palavras-chave : Imprensa Periódica Educacional; Mídia e Educação; Revista Nova Escola; Discurso Pedagógico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )