SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número41Revista Nova Escola: o discurso pedagógico em pauta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SILVA, Aline Maira da  e  CIA, Fabiana. Educ. Teoria Prática [online]. 2012, vol.22, n.41, pp.185-205. ISSN 1981-8106.

As causas e características dos problemas de comportamento são diversas e descrever esse fenômeno é importante para a promoção de intervenções educativas. Este estudo teve o objetivo de levantar os conhecimentos de pais sobre problemas de comportamento. Participaram da pesquisa 79 pais de crianças pré-escolares e escolares que preencheram a um questionário composto por cinco questões. Em relação ao conhecimento do que são problemas de comportamento, os pais apontaram: comportamentos, atitudes e hábitos não apropriados; desvios do comportamento; desajustamento quanto aos padrões comportamentais pré-estabelecidos; distúrbios; dificuldade em saber como se comportar. Quanto às características dos problemas de comportamento externalizantes, segundo os pais têm-se, comportar-se de modo agressivo e ter acessos de raiva, e dos problemas de comportamento internalizantes os pais destacaram isolamento e baixa auto-estima. Quanto às causas dos problemas comportamentais, os fatores familiares foram apontados como tendo maior influência. Os dados fornecem informações sobre como a questão dos problemas de comportamento é compreendida pelos pais, contribuindo para subsidiar intervenções com o foco de orientar familiares sobre a prevenção dos problemas comportamentais.

Palavras-chave : Problemas de Comportamento; Problemas de Comportamento Internalizantes; Problemas de Comportamento Externalizantes; Pais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )