SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola): ferramenta de autonomia escolar? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

OLIVEIRA, Glaurea Nádia Borges de. O sentido político das relações entre educação e autonomia e suas diferentes implicações. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.42, pp.05-17. ISSN 1981-8106.

A educação, enquanto um processo social e uma prática política, pode assumir diferentes perspectivas e significações, atuando contra ou a favor de determinados modelos e valores. Partindo dessa premissa, este artigo procura tecer uma análise crítica acerca da apropriação do conceito de autonomia pelo discurso educacional vigente, na tentativa de esclarecer a significação política dessa apropriação e suas consequentes implicações em relação às diversas dimensões do processo educativo. Tal análise, construída a partir de uma reflexão teórica empreendida durante a concretização de uma pesquisa cujo foco incidia sobre a relação entre a prática educativa e a autonomia, permite constatar que, conquanto a autonomia possa estar sendo sujeitada a uma instrumentalização que reduz o seu verdadeiro significado e a coloca a serviço do ideário neoliberal, sua legitimidade ainda pode e deve ser garantida no âmbito educacional. Essa legitimidade implica o entendimento da autonomia de forma articulada aos fatores sociais, culturais, políticos, econômicos e ideológicos que condicionam a experiência dos sujeitos e das instituições, com vistas à construção de relações sociais mais justas e igualitárias.

Palavras-chave : Autonomia; Dimensões Políticas da Educação; Discurso Educacional; Prática Educativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )