SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42O sentido político das relações entre educação e autonomia e suas diferentes implicaçõesAdoção de “Sistema Privado de Ensino”: análise de dois municípios paulistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SCHIMONEK, Elisangela Maria Pereira  e  MURANAKA, Maria Aparecida Segatto. Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola): ferramenta de autonomia escolar?. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.42, pp.18-34. ISSN 1981-8106.

O presente ensaio analisa a implantação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) em duas unidades educacionais do município de Limeira-SP, as quais apresentaram o Ideb/2007 abaixo da média nacional e foram direcionadas a adotar o programa a partir de 2009. O PDE-Escola é um programa do Governo Federal que se proclama capaz de viabilizar a autonomia da escola, a obtenção de melhores resultados educacionais e a modernização da estrutura, organização e gestão escolares por meio de modelos administrativos gerenciais. Este estudo qualitativo teve por finalidade verificar se os objetivos delineados por tal programa, no que tange à garantia da autonomia escolar, ganham concretude na prática. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com base na coleta de dados (entrevistas e questionários semiestruturados, análise documental e revisão bibliográfica). Os resultados obtidos acenaram para a imposição de um sistema padronizado e burocrático, pautado por mecanismos de monitoramento, cobrança e controle que dificultaram a conquista gradativa da autonomia pedagógica, administrativa e financeira das escolas pesquisadas.

Palavras-chave : PDE-Escola; Autonomia Escolar; Gestão Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )