SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola): ferramenta de autonomia escolar?Os enunciados da função social da escola nos discursos de educandos jovens e adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SOUZA, Rosilene Rodrigues da Silva  e  LEAL, Frederico Rodrigues Póvoa. Adoção de “Sistema Privado de Ensino”: análise de dois municípios paulistas. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.42, pp.35-53. ISSN 1981-8106.

Este artigo tem por objetivo analisar o processo de adoção do sistema privado de ensino em dois municípios paulistas, tendo em vista a autonomia pedagógica frente à padronização curricular. Nos estudos de dois casos, intencionalmente selecionados, utiliza-se a metodologia qualitativa constituída pela pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Inicialmente, discute-se o cenário político nacional que contribuiu para a ampliação das parcerias entre esferas públicas e privadas no campo educacional. Na sequência, apresenta-se, brevemente, a caracterização e a experiência dos municípios no processo de municipalização e de aquisição do material didático, e, por fim, discute-se a padronização curricular versus a autonomia pedagógica. Verifica-se que, por mais que, as Secretarias da Educação dos municípios analisado tenham contado com a participação de alguns professores na elaboração do material didático, a autonomia deles no projeto constitui-se numa autonomia regulada tanto pelas gestões públicas quanto pelas instituições privadas.

Palavras-chave : Sistemas Privados de Ensino; Padronização e Autonomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )