SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42Adoção de “Sistema Privado de Ensino”: análise de dois municípios paulistasO cenário global e as implicações para a formação continuada de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SILVA, Eduardo Jorge Lopes da. Os enunciados da função social da escola nos discursos de educandos jovens e adultos. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.42, pp.54-71. ISSN 1981-8106.

A escola ainda é uma instituição privilegiada para muitos educandos da modalidade educação de jovens e adultos (EJA), uma vez que oportuniza, entre outras coisas, o acesso ao saber socialmente valorizado e por qualificar esses educandos com os instrumentos da leitura, da escrita e dos fundamentos básicos da matemática. O presente artigo investiga os discursos sobre a função social da escola, de educandos jovens e adultos de uma escola pública, localizada na comunidade Mumbaba I, no Distrito Industrial de João Pessoa/PB. Aporta-se na análise do discurso, na perspectiva arqueológica preconizada por Foucault (2000). Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas. Os resultados permitiram identificar discursos que convergem para um entendimento de que a escola é a porta de acesso aos códigos linguísticos, à formação do caráter e à formação profissional, elementos essenciais que permitem às camadas populares uma melhor interação social e as ferramentas para o exercício pleno da cidadania.

Palavras-chave : EJA; Função Social da Escola; Discurso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )