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Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

RODRIGUES, Jéssica do Nascimento; OLIVEIRA, Aline Lima  e  QUEIROZ, Edileuza Dias. Universidade e formação de educadores ambientais críticos. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.42, pp.90-105. ISSN 1981-8106.

Como resultado de pesquisas já concluídas, discutiu-se acerca da Formação de Educadores Ambientais sob o viés crítico, compreendendo-a como um mecanismo de superação do modelo de sociedade vigente. Com a gravidade dos problemas socioambientais, naturalizam-se discursos e práticas conservadores por dentro e por fora do contexto escolar. Políticas de formação de educadores surgem sem aprofundamento crítico, limitando-se a experiências romantizadas, tecnicistas e comportamentais. Porém, entende-se ser possível infiltrar, por entre as brechas existentes, uma Educação Ambiental crítica, emancipatória e transformadora que questione e lute por qualidade de vida e justiça socioambiental. Fundamentado em textos de autores da área, neste artigo, intenciona-se, por conseguinte,refletir sobre a formação do educador ambiental crítico e sobre a incorporação dessa dimensão na Universidade. Embora um importante espaço social para reflexão, formação e difusão de novos conhecimentos acerca da educação, a Universidade insere a dimensão ambiental de modo reduzido nas licenciaturas.

Palavras-chave : Formação de Educadores; Educação Ambiental; Universidade.

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