SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42Universidade e formação de educadores ambientais críticosConstituição histórica da criança com paralisia cerebral como anormal e os reflexos na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

REIS, Valdeni da Silva. O processo de reelaboração do fazer pedagógico de uma professora de inglês: construindo um ensino que faz sentido. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.42, pp.106-126. ISSN 1981-8106.

Muito comumente, a prática pedagógica do professor de língua estrangeira está baseada em ensinar estruturas isoladas e, deste modo, a atenção dos alunos é direcionada apenas para aspectos formais da língua (WILLIAMS, 2001). Isso acaba por gerar uma aula descontextualizada na qual o professor é o centro de sua prática pedagógica e uma série de atividades é proposta de forma “mecânica” sem que sejam criadas possibilidades para que a aprendizagem dos alunos se desenvolva de fato. O objetivo central deste artigo é investigar as possibilidades de outro fazer pedagógico fundamentado na comunicação de forma significativa, fomentando a aprendizagem. Para tanto, são discutidos conceitos teóricos referentes ao insumo e produção (input/output); ao foco nas formas e foco na forma (FonF); ao ensino significativo e às representações no ensino-aprendizagem de LE. Nesse sentido, são apresentados e discutidos dados de uma pesquisa-ação colaborativa que emerge a partir do desejo de uma professora de inglês de descobrir uma nova possibilidade para seu fazer pedagógico.

Palavras-chave : Prática Pedagógica; Ensino de Língua Estrangeira; Ensino de Gramática; Ensino Significativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )