SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42Constituição histórica da criança com paralisia cerebral como anormal e os reflexos na educaçãoAutoeducação e liberdade na Pedagogia Waldorf índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

GENTIL, Heloisa Salles  e  MILHOMEM, André Luiz Borges. Licenciatura em Computação e Profissionalidade Docente. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.42, pp.143-160. ISSN 1981-8106.

O objetivo deste trabalho é analisar questões relativas à profissionalização e profissionalidade docente no que se refere à Licenciatura em Computação. Este estudo foi realizado a partir da análise de alguns aspectos das matrizes curriculares de cursos de Licenciatura em Computação da UNEMAT, elementos da legislação e do contexto em que se inserem esses cursos e de discussões atuais acerca do profissional professor de Computação. As normas que orientam essa formação e as propostas curriculares apresentam contradições: o curso é uma licenciatura, mas a definição do perfil profissional não se restringe à docência; os egressos serão professores da Educação Básica, mas não há esse campo de atuação ou disciplina previsto em sua organização; apenas para o Ensino Médio, são indicados conhecimentos, competências e habilidades na área de Informática. As propostas de formação analisadas (Diretrizes para Formação de Professores e a proposta curricular da Sociedade Brasileira de Computação) se orientam pela demanda da sociedade contemporânea de profissionais flexíveis, aptos a atuar em mais de um campo de trabalho, dificultando a constituição da profissionalidade docente e o papel dos cursos de formação inicial em sua tarefa de contribuir para a profissionalização da profissão professor.

Palavras-chave : Formação de Professores; Licenciatura em Computação; Profissionalidade Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )