SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42Licenciatura em Computação e Profissionalidade Docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

BACH JUNIOR, Jonas; STOLTZ, Tania  y  VEIGA, Marcelo da. Autoeducação e liberdade na Pedagogia Waldorf. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.42, pp.161-175. ISSN 1981-8106.

Este artigo discute o significado de educação para a liberdade na Pedagogia Waldorf. A análise fenomenológica é adotada como suporte para compreensão do autodesenvolvimento da consciência docente em direção à sua potencialidade intuitiva. A autoeducação dos professores é a tradução prática dos fundamentos filosóficos concebidos por Steiner. Na educação Waldorf, a autoeducação é explorada na dialética entre os movimentos psíquicos de simpatia e antipatia em relação ao mundo. A autoeducação seria, então, um princípio do individualismo ético do docente Waldorf para evitar tendências unilaterais do afastar-se ou perder-se da realidade. A conciliação entre os ideais de educação e o contexto real onde educador e educandos se encontram seria realizada pela capacidade criativa, denominada por Steiner de fantasia moral. Para não redundar em prescrições e receitas, ou fórmulas que apenas repetem o passado, o desafio do ideal da Pedagogia Waldorf é uma atualização do professor em nível existencial e profissional.

Palabras clave : Pedagogia Waldorf; Autoeducação; Liberdade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )