SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número43A (in) visibilidade da escola: implicações das avaliações externas no contexto escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

CARVALHO, Henrique Marins de. Ciborgues e monstros em não- lugares: aspectos da educação em uma sociedade supermoderna. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.43, pp.05-23. ISSN 1981-8106.

O sujeito que reside no ambiente escolar recebe a ação de forças específicas que o condicionam a certos comportamentos e determinam aspectos de sua personalidade. No entanto, ele mesmo causa impactos no sistema em que é inserido, por suas características de constante mutação. A Escola é, aqui, percebida como pano de fundo político, social e cultural desse ente social. Com base em algumas ideias de Michel Foucault e da dupla formada por Gilles Deleuze e Felix Guattari faz-se a análise dos instrumentos de poder e das ações neles presentes. Além desses, apresentam-se conceitos apoiados nas definições de Marc Augè, sobre as características do não-lugar na supermodernidade, lugar desprovido de experiência. Para apoiar a observação realizada a respeito do ser que habita a Escola, toma-se a ciborgologia, de Donna Haraway, oferecendo a chance de substituir a dicotomia homem versus máquina por uma ontologia do homem-máquina e as sete teses sobre os monstros, de Jeffrey Jerome Cohen que volta o olhar para a monstruosidade que nos cerca. É, portanto, possível identificar o que é a Escola e os entes que são a ela submetidos: um não-lugar repleto de infantes-ciborgues-monstruosos.

Palabras clave : Supermodernidade; Não-Lugares; Ciborgues; Monstros.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )