SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número43Ciborgues e monstros em não- lugares: aspectos da educação em uma sociedade supermodernaAs polêmicas faces do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

AMARO, Ivan. A (in) visibilidade da escola: implicações das avaliações externas no contexto escolar. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.43, pp.24-43. ISSN 1981-8106.

No Brasil, desde os anos 1990, as políticas de avaliação em larga escala seguem políticas mundiais e se instalaram com o principal objetivo de verificar a qualidade da educação. Após quase 20 anos, os impactos dessas políticas nas escolas públicas evidenciam-se. A divulgação centrada nos resultados promove uma visibilidade e, concomitantemente, uma invisibilidade das escolas. Busca-se discutir os efeitos que estas avaliações têm promovido no trabalho docente e nas escolas, focalizando tensões geradas a partir dos exames nacionais pelos quais a escola básica passa. Procura-se, ainda, apontar possibilidades para que as avaliações, articuladas aos processos de avaliação interna, se deem dentro de um paradigma formativo e ancorado no conceito de qualidade negociada, apontando para o desenvolvimento da escola, do professor e das aprendizagens dos alunos. Compartilhamos análises de pesquisa realizada em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede municipal. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas para a coleta dos dados. Como resultados, percebe-se que as avaliações alteram práticas pedagógicas na escola, apresentando características neotecnicistas, performativas, gerencialistas e de controle do currículo. Para além de nossas análises críticas, a pesquisa também focaliza olhares propositivos.

Palavras-chave : Avaliações Externas; Performatividade; Gerencialismo; Qualidade Negociada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )