SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue43A formação de professores na rede estadual paulista entre 1983 e 2006: uma análise críticaPossibilities about the mediation of the spaces in the children’s play and learning in the early childhood education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

LOBATO, Iolene Mesquita  and  SANTOS, Cléria Neri dos. Novas relações e saberes em uma escola de tempo integral na área rural. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.43, pp.93-107. ISSN 1981-8106.

O presente artigo lança o olhar sobre a realidade escolar de tempo integral na zona rural do município de Iaciara/GO. A investigação percorre o cotidiano escolar e tem como objetivo analisar de que maneira a referida instituição planeja suas atividades (regulares e complementares/oficinas), e se as mesmas são articuladas com as manifestações culturais locais. Os métodos utilizados para a coleta de dados junto aos professores, monitores, pais, gestores e alunos, da instituição, são de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas e aplicação de questionários. Buscam-se as concepções de educação integral e as possibilidades de espaços educativos localizados na área rural. Ao final, percebe-se que os sujeitos participantes reconhecem a ampliação da jornada escolar como importante para o processo de ensino-aprendizagem, e que a realidade cultural da região deve ser contemplada no cotidiano escolar. A investigação revelou a deficiência na formação continuada dos educadores e, consequentemente, certa resistência no sentido de vislumbrar, no contexto rural, outras possibilidades de espaços educativos.

Keywords : Educação Integral; Novos Saberes; Cultura Local.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )