SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número43A formação de professores na rede estadual paulista entre 1983 e 2006: uma análise críticaPossibilidades de mediação dos espaços nas brincadeiras e aprendizagens das crianças na educação infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

LOBATO, Iolene Mesquita  y  SANTOS, Cléria Neri dos. Novas relações e saberes em uma escola de tempo integral na área rural. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.43, pp.93-107. ISSN 1981-8106.

O presente artigo lança o olhar sobre a realidade escolar de tempo integral na zona rural do município de Iaciara/GO. A investigação percorre o cotidiano escolar e tem como objetivo analisar de que maneira a referida instituição planeja suas atividades (regulares e complementares/oficinas), e se as mesmas são articuladas com as manifestações culturais locais. Os métodos utilizados para a coleta de dados junto aos professores, monitores, pais, gestores e alunos, da instituição, são de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas e aplicação de questionários. Buscam-se as concepções de educação integral e as possibilidades de espaços educativos localizados na área rural. Ao final, percebe-se que os sujeitos participantes reconhecem a ampliação da jornada escolar como importante para o processo de ensino-aprendizagem, e que a realidade cultural da região deve ser contemplada no cotidiano escolar. A investigação revelou a deficiência na formação continuada dos educadores e, consequentemente, certa resistência no sentido de vislumbrar, no contexto rural, outras possibilidades de espaços educativos.

Palabras clave : Educação Integral; Novos Saberes; Cultura Local.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )