SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número43Novas relações e saberes em uma escola de tempo integral na área ruralEducação popular e pedagogia social: um encontro possível no caso de Porto Alegre? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SITTA, Kellen Fabiana  e  MELLO, Maria Aparecida. Possibilidades de mediação dos espaços nas brincadeiras e aprendizagens das crianças na educação infantil. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.43, pp.108-128. ISSN 1981-8106.

Este artigo discute o espaço físico das escolas de Educação Infantil como mediador no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantis, tendo como questão de pesquisa: de que maneira os espaços das escolas de Educação Infantil podem ser mediadores das aprendizagens das crianças? Os objetivos foram: discutir a organização dos espaços internos e externos de escolas de Educação Infantil; averiguar quais desses espaços são destinados às brincadeiras das crianças; identificar como são organizados e analisar as possibilidades de mediação desses espaços nas aprendizagens e brincadeiras das crianças. A metodologia envolveu questionários com 60 professores e 27 diretoras de escolas de Educação Infantil. Realizamos observações em duas escolas, registradas em diário de campo e fotografia. Os resultados demonstram elementos positivos e negativos da organização e utilização dos espaços físicos nas escolas. Seu aspecto mediador nas aprendizagens das crianças pode passar despercebido para as professoras, se a reflexão sobre a sua qualidade não for relacionada ao objetivo da atividade para a criança. A mediação dos espaços nas aprendizagens das crianças precisa fazer parte das preocupações de professores, gestores, arquitetos, engenheiros e foco de políticas públicas.

Palavras-chave : Educação Infantil; Teoria Histórico-Cultural; Brincadeira; Espaço Físico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )