SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número43Possibilidades de mediação dos espaços nas brincadeiras e aprendizagens das crianças na educação infantilRepresentações sociais e grupo focal: um estudo sobre a avaliação da aprendizagem em EAD índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

PAULO, Fernanda dos Santos; CONTE, Isaura Isabel  e  BIERHALS, Patricia Rutz. Educação popular e pedagogia social: um encontro possível no caso de Porto Alegre?. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.43, pp.129-144. ISSN 1981-8106.

Este artigo se propõe a apresentar algumas reflexões acerca da educação popular e da pedagogia social, e no bojo destas, problematiza-se o caso de Porto Alegre, apresentando o engajamento de educadores populares, organizados na Associação de Educadores Populares de Porto Alegre - AEPPA, com vistas à luta por formação. O método utilizado se baseia em estudos teóricos e inserção direta em contextos de educação popular, com sínteses e discussões grupais. Como resultado, enfatiza-se que há convergências, mas também desencontros, entre ambas as terminologias e, somam-se a elas, ainda outras, parecidas. A educação popular surge muito fortemente vinculada a movimentos sociais populares e carrega consigo o compromisso pela transformação social. A pedagogia social, por sua vez, nasce no contexto pós-segunda guerra mundial, numa situação de vulnerabilidade, propondo-se a assistência e amenização de sofrimentos. Sob esse aspecto há diálogos possíveis, entretanto, a educação popular possui um caráter marcadamente de classes, com opção pelos (empobrecidos, que, de acordo com Freire, aprendem também a ler o mundo. O desencontro ocorre, quando se confundem os termos - educação popular e pedagogia social - como se fossem a mesma coisa, ou se um pudesse substituir o outro. Por fim, como conclusão, pontua-se que a educação popular não exclui a pedagogia social e vice versa, sendo que as duas possuem sentido nos fazeres pedagógicos.

Palavras-chave : Educação Popular; Educação Social; Movimento Popular; Pedagogia Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )