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Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

VIEIRA, Vania Maria de Oliveira  e  RESENDE, Marilene Ribeiro. Representações sociais e grupo focal: um estudo sobre a avaliação da aprendizagem em EAD. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.43, pp.145-168. ISSN 1981-8106.

Este artigo tem como referência parte de uma pesquisa realizada com o suporte teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais. Enfoca, especificamente, discussões e reflexões sobre avaliação da aprendizagem em cursos a distância. Os dados foram coletados a partir de grupos focais realizados com alunos concluintes do curso de Pedagogia de dois polos de uma Instituição de Ensino - Polos Cariacica e Colatina, no Espírito Santo. Apresenta como objetivo identificar as Representações Sociais que os alunos concluintes de Pedagogia em EAD estão construindo sobre a avaliação da aprendizagem. A análise dos dados identificou três palavras-chave: contradições, rituais e percepções, que foram traduzidas em três unidades de significado. Essas unidades associam-se às representações sociais construídas pelos sujeitos. A partir de suas vivências, falas, imagens, opiniões, estão organizando e materializando suas representações em sentimentos que denotam ser a avaliação primordial e necessária para a aprendizagem no curso, mas, ao mesmo tempo, convivem com contradições entre o que se ensina na teoria e o que se vivencia na prática, o que os leva a reivindicar um processo de avaliação mais humanizado.

Palavras-chave : Avaliação; Educação a Distância; Representações Sociais; Grupo Focal.

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