SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número44História ensinada: práticas de letramento e produção de sentido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

ARNOSTI, Rebeca Possobom; BENITES, Larissa Cerignoni  e  SOUZA NETO, Samuel de. Profissão professor: a dimensão afetiva contemplada em sua identidade. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.44, pp.04-23. ISSN 1981-8106.

A pesquisa emerge do cenário de crises e contradições que envolvem a educação, os professores e a sua identidade. Na tentativa de desvelar a identidade, visando encontrar elementos que contribuam com a construção da profissionalidade docente, partiu-se da importância em se investir no desenvolvimento pessoal do professor, contemplando sua dimensão afetiva. O objetivo foi identificar, a partir de depoimentos e práticas de docentes, os aspectos constitutivos da dimensão (sócio)afetiva de sua identidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados observações e entrevistas semiestruturadas. Os dados contemplam as diferentes categorias da profissionalidade docente, sendo que se visualiza como a afetividade assume papel essencial na formação e no trabalho dos professores, pois seu desenvolvimento possibilita a construção de uma prática pedagógica diferenciada, facilita a elaboração de trabalhos pedagógicos coletivos e, ainda, quando reconhecida e desenvolvida na graduação, contribui para que crenças e princípios pessoais sejam reavaliados sob uma perspectiva científica e profissional.

Palavras-chave : Dimensão Afetiva; Identidade Docente; Profissionalidade Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )