SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número44Profissão professor: a dimensão afetiva contemplada em sua identidadeVivências profissionais e construção da disciplina escolar biologia na formação inicial de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

AZEVEDO, Patricia Bastos de. História ensinada: práticas de letramento e produção de sentido. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.44, pp.24-45. ISSN 1981-8106.

O presente artigo buscou investigar a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada, operando conceitualmente com o campo da linguagem a partir de Bakhtin como arcabouço teórico em interface com o currículo. O currículo, nesse sentido, é compreendido como um signo ideológico que se constitui em seu tempo-espaço sócio- histórico, em uma composição híbrida, ambivalente, complexa e polissêmica. Como foco e recorte metodológico, investigou-se, em um tempo determinado do ano de 2009, o 6º ano de escolaridade do ensino fundamental no espaço específico da sala de aula de história de uma escola estadual no Rio de Janeiro/Baixada Fluminense. Na perspectiva teórica adotada, os enunciados se constituem no processo relacional situado, com um pano de fundo sócio- cultural, e o cenário composicional se relaciona diretamente com o emprego das enunciações e de suas relações intersubjetivas. Esse viés teórico possibilitou o adensamento analítico dos eventos de letramento que se materializavam no espaço da sala de aula, onde atos de ler o livro, copiar do quadro, escrever no caderno e responder provas são práticas contextualizadas da/na vida escolar.

Palavras-chave : História Ensinada; Letramento; Produção de Sentido; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )