SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número44História ensinada: práticas de letramento e produção de sentidoAh, eu acho a oralidade importantíssima! A propósito da prática docente no ensino da oralidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

VILELA, Mariana Lima; SELLES, Sandra L. Escovedo  e  ANDRADE, Everardo Paiva de. Vivências profissionais e construção da disciplina escolar biologia na formação inicial de professores. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.44, pp.46-62. ISSN 1981-8106.

Resumo Com o objetivo de analisar conhecimentos produzidos por licenciandos e compreender sentidos das experiências vividas por eles, na interface entre a universidade e a escola, este artigo apresenta resultados de uma investigação da Prática de Ensino em Ciências Biológicas. Com base em perspectivas variadas do campo do currículo - história das disciplinas escolares e conhecimento escolar - e na problemática dos saberes docentes, a pesquisa analisa relatórios da Prática de Ensino e de depoimentos gerados por meio de entrevistas. A análise indica que os licenciandos, ainda na formação inicial, elaboram conhecimentos que passam a compor seus saberes experienciais, necessários à legitimação da profissão. Além disso, sugere, também, que os professores em formação participam da construção das disciplinas escolares, ao mesmo tempo em que estas influenciam e reforçam a especificidade disciplinar de sua formação. Por fim, a análise evidencia que a formação no âmbito de uma licenciatura não se situa apenas no plano geral de uma preparação acadêmica, mas, também, mobilizando saberes oriundos de diversas fontes, constitui-se no interior mesmo de uma disciplina escolar.

Palavras-chave : Formação Docente em Ciências Biológicas; Conhecimento Escolar; Disciplina Escolar Biologia; Saberes Docentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )