SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número44Vivências profissionais e construção da disciplina escolar biologia na formação inicial de professoresHistória de vida na pesquisa com adultos com deficiência: algumas reflexões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MACIEL, Débora Amorim Gomes da Costa  e  BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo. Ah, eu acho a oralidade importantíssima! A propósito da prática docente no ensino da oralidade. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.44, pp.63-80. ISSN 1981-8106.

O trabalho contempla uma investigação com três professoras, do Ensino Fundamental, da Rede Pública Municipal da Região Metropolitana do Recife, com vistas à compreensão dos saberes docentes no trato com o oral, enquanto objeto didático. Foi realizada uma entrevista semiestruturada e individualizada com todos os sujeitos para sondagem de sua compreensão sobre os objetivos do ensino de língua materna, bem como para o resgate de elementos de sua prática, dentre outros aspectos investigados. Os dados foram tratados em uma perspectiva qualitativa, com o apoio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1997). Os resultados mostram que as docentes pesquisadas compreendem a oralidade como sendo um dos objetivos do ensino da língua portuguesa, embora suas falas demarquem com maior clareza o enfoque nos eixos de leitura, produção e análise linguística. Os resultados apontam, ainda, para uma demanda docente em relação ao que se deve ensinar nos anos de escolarização em que atuam. De modo geral, parece nem sempre haver clareza, por parte das docentes investigadas, sobre o que é o trabalho com o oral. Porém, os dados analisados vislumbram propostas didático-metodológicas que se encaminham para a exploração do eixo investigado.

Palavras-chave : Oralidade; Saberes Docentes; Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )