SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue44Ah, eu acho a oralidade importantíssima! A propósito da prática docente no ensino da oralidadeA sensibilização da memória por meio dos contos filosóficos na formação de educadores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

DRAGO, Rogério  and  SANTOS, Camila Reis dos. História de vida na pesquisa com adultos com deficiência: algumas reflexões. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.44, pp.81-94. ISSN 1981-8106.

Entendendo que o ser humano produz história e cultura ao mesmo tempo em que é invadido pela história e pela cultura dos outros seres com os quais entra em contato durante toda a sua vida, este texto busca discutir a metodologia de história de vida para a pesquisa com adultos que possuem deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, reconhecendo-os como sujeitos que possuem voz e que, a partir de suas narrativas, podem contribuir para que suas subjetividades e identidades sejam reconhecidas. Nesse sentido, trata-se de um estudo teórico onde são apresentadas as características do método de história de vida, sua importância para a pesquisa educacional, seus procedimentos, bem como seu valor no resgate da identidade e subjetividade de pessoas adultas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.

Keywords : História de Vida; Pesquisa Educacional; Adultos com Deficiência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )