SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número44Ah, eu acho a oralidade importantíssima! A propósito da prática docente no ensino da oralidadeA sensibilização da memória por meio dos contos filosóficos na formação de educadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

DRAGO, Rogério  e  SANTOS, Camila Reis dos. História de vida na pesquisa com adultos com deficiência: algumas reflexões. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.44, pp.81-94. ISSN 1981-8106.

Entendendo que o ser humano produz história e cultura ao mesmo tempo em que é invadido pela história e pela cultura dos outros seres com os quais entra em contato durante toda a sua vida, este texto busca discutir a metodologia de história de vida para a pesquisa com adultos que possuem deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, reconhecendo-os como sujeitos que possuem voz e que, a partir de suas narrativas, podem contribuir para que suas subjetividades e identidades sejam reconhecidas. Nesse sentido, trata-se de um estudo teórico onde são apresentadas as características do método de história de vida, sua importância para a pesquisa educacional, seus procedimentos, bem como seu valor no resgate da identidade e subjetividade de pessoas adultas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação.

Palavras-chave : História de Vida; Pesquisa Educacional; Adultos com Deficiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )