SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número44História de vida na pesquisa com adultos com deficiência: algumas reflexõesParticipação dos pais e alunos no cenário da gestão democrática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

FERREIRA-SANTOS, Marcos  e  PEREIRA, Theda Cabrera Gonçalves. A sensibilização da memória por meio dos contos filosóficos na formação de educadores. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.44, pp.95-111. ISSN 1981-8106.

Este artigo trata de um aspecto específico da pesquisa (Financiamento Capes 2011/ 2012/2013; FAPESP 2013) de jogo dramático com base em contos filosóficos na formação de educadores. No presente artigo vamos nos ater à questão da sensibilização da memória e do corpo-memória (GROTOWSKI, 1993) dos jovens universitários, graduandos em Pedagogia, por meio dos contos filosóficos (CARRIÈRE, 2004, 2008; GRILLO, 1993; MACHADO, 2004; NAPOLITANO, 2011). Para o presente artigo nos pautamos por dois eixos metodológicos transversais: 1) leitura e estudo de contos filosóficos; e 2) diálogo entre a parte empírica da pesquisa e de seus registros com o referencial teórico pertinente à perspectiva hermenêutico-fenomenológica da mitohermenêutica (FERREIRA-SANTOS, 2005; FERREIRA-SANTOS & ALMEIDA, 2012,) e ao diretor teatral Grotowski. A sensibilização da memória e do corpo-memória por meio dos contos filosóficos como recurso para a formação de educadores consolida um processo de ensino/ aprendizagem assaz significativo que, para muito além dos recursos apenas teóricos, os prepara para uma prática mais coerente com outras possibilidades educativas alternativas quando estejam, eles próprios, no desempenho de suas funções como educadores e educadoras.

Palavras-chave : Contos Filosóficos; Arte-Educação; Interdisciplinaridade; Formação de Professores; Hermenêutica Simbólica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )