SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número44A sensibilização da memória por meio dos contos filosóficos na formação de educadoresConcepção de corpo de estudantes de 1º e 8º períodos de duas Universidades de Goiás índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

DIOGENES, Elione Maria Nogueira  e  GOMES, Maria das Graças Correia. Participação dos pais e alunos no cenário da gestão democrática. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.44, pp.112-129. ISSN 1981-8106.

Este artigo representa o recorte de uma pesquisa realizada no ensino público municipal de Maceió. Investigou-se a participação, no cenário da gestão democrática, do ponto de vista dos pais e alunos. A gestão democrática foi implantada, nesse município, em 1993, três anos antes da LDBEN Nº 9394/96. O interesse central configurou-se em perceber se os pais e alunos conseguiam se sentir partícipes do processo de democratização da gestão escolar. Daí que se estudou: Libâneo (2004), Gadotti (2002), Paro (2001), Hora (2007) e Tavares (2003) para embasar as categorias gestão democrática e participação. A abordagem metodológica é de base qualitativa, em que se utilizou a técnica de grupos focais com os alunos e os pais. Estes demonstraram os poucos espaços de participação oferecidos, enfatizando as reuniões, em que sua participação está limitada à condição de ouvintes. Os sujeitos da pesquisa lamentam a inércia das famílias diante dos problemas que a escola enfrenta. Para efeito de estrutura, o texto tem duas partes: 1) a historicidade da gestão democrática, os seus princípios e fundamentos em que as autoras abrangem a temática de forma ampla; 2) o relato de como se deu a pesquisa: os sujeitos e os principais procedimentos adotados bem como a análise efetivada.

Palavras-chave : Gestão Democrática; Escola Pública Municipal; Participação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )