SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número44Participação dos pais e alunos no cenário da gestão democráticaO manual escolar como guarda-comidas, ou um processo de trofalaxia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

FERREIRA, Terita Michele da Silva  e  BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro. Concepção de corpo de estudantes de 1º e 8º períodos de duas Universidades de Goiás. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.44, pp.130-147. ISSN 1981-8106.

Entender a concepção de corpo de alunos de educação física é importante para analisar como a formação e as determinações sociais vêm influenciando a sua forma de pensar, as quais podem gerar impactos posteriores em sua intervenção profissional. Desse modo, o problema do presente texto é saber se existem diferenças entre as concepções de corpo dos acadêmicos de 1° e 8° períodos de dois cursos de graduação?. O objetivo geral é identificar e comparar as concepções de corpo de alunos de 1° e 8° períodos de licenciatura em Educação Física de duas instituições de ensino de Goiás. Este estudo descritivo, de análise qualitativa, foi feito por meio de um questionário elaborado especificamente para esta pesquisa, o qual foi aplicado a 143 alunos de graduação (Licenciatura em Educação Física) das duas instituições de ensino. Os resultados revelam que as concepções de corpo estão próximas do viés hegemônico, voltadas para uma compreensão de corpo instrumental, demonstrando a necessidade de uma melhor discussão no ambiente acadêmico.

Palavras-chave : Corpo; Educação Física; Concepções; Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )