SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número44Concepção de corpo de estudantes de 1º e 8º períodos de duas Universidades de GoiásA educação frente à diferença/ diversidade sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

COSTA, Fernando José Monteiro da. O manual escolar como guarda-comidas, ou um processo de trofalaxia. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.44, pp.148-161. ISSN 1981-8106.

O manual escolar revela-se, sem dúvida hoje, um dispositivo que realiza percursos essenciais, numa espécie de quadrangulação, entre professores, alunos, encarregados de educação e editores. Como dispositivo privilegiado de educação, o ME assume, então, uma vitalidade que lhe confere um lugar especial junto dos docentes, mas envolvendo-se num intrincado circuito comercial, que lhe pode retirar essencialidade no ato educativo. Devendo constituir o ME um organizador avançado, a sua construção não deveria ser na base de instruções ou na perspetiva de que, se se tornar rotina, isso facilitaria a aquisição das aprendizagens. A construção do ME deve equacionar a legitimidade do outro, o aluno, e só fará sentido se considerar esse outro como consumidor, produtor, construtor, gestor e seu apreciador. Desta análise, pode resultar uma aproximação teórico-prática à construção de manuais escolares, mesmo considerando-se a análise empírica adoptada como método de investigação, base essencial, de modo, o ME possa adquirir uma dignidade elevada e consistente, na premissa de que deve contribuir, também, para a dignidade e consistência do conhecimento a adquirir pelos alunos.

Palavras-chave : Manual Escolar; Dispositivo de Educação; Controlo; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )