SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número45Percepções de professores/as sobre as diferenças de género na educação em sexualidade em escolas portuguesas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

LIMA, Maria Teresa O.  e  SALLES, Leila Maria Ferreira. Alterações de um olhar cristalizado, dos educadores para seus alunos e alunas. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.45, pp.03-22. ISSN 1981-8106.

Este artigo se propõe a identificar as concepções de masculino e feminino de professores e professoras de uma escola de ensino fundamental na cidade de São Paulo e caracterizar os estereótipos sobre alunos e alunas verificando seus desdobramentos na atuação docente. Para realização da pesquisa foram utilizados instrumentos da abordagem qualitativa (escala e entrevistas semiestruturadas). O estudo evidenciou que vários estereótipos estão sendo desconstruídos, entretanto outros ainda perduram. Os educadores parecem ter clareza que a sexualidade é uma construção histórica social, mas só isso não é suficiente para que concepções sejam reformuladas. Nas falas dos educadores e educadoras se evidencia o papel da escola enquanto instituição formadora não só de conhecimentos acadêmicos, como também de conceitos, preconceitos, concepções e valores.

Palavras-chave : Sexo; Gênero; Estereótipos; Escola; Sexualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )