SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número45Alterações de um olhar cristalizado, dos educadores para seus alunos e alunasEducação sexual e sexualidade, intuição e sensibilidade: referências para práticas pedagógicas de professores na educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

VILACA, Teresa. Percepções de professores/as sobre as diferenças de género na educação em sexualidade em escolas portuguesas. Educ. Teoria Prática [online]. 2014, vol.24, n.45, pp.23-39. ISSN 1981-8106.

Argumenta-se que de acordo com as percepções dos/as professores/as os/as estudantes usam ativamente o material de educação em sexualidade (ES), bem como os aspetos da vida na escola, como recursos simbólicos para construir a sua identidade de género e as suas relações de poder. Neste sentido, aplicou-se uma entrevista semiestruturada a uma amostra intencional de professores/as, que lecionam entre o 7º e o 12º anos de escolaridade e já desenvolveram projetos ou atividades de ES (N=87), para focar, entre outros aspetos, as suas percepções sobre as características de género que afetam a resposta dos/as estudantes na ES, visando conhecer as suas percepções sobre: i) diferenças de género nas reações aos temas/problemas da ES; ii) natureza das interações de género durante a ES. De acordo com o discurso da maior parte dos/as professores/as, durante a ES os rapazes tentaram demostrar a sua masculinidade mostrando-se diferentes das raparigas e distanciando-se de todos os assuntos relacionados com a sexualidade das mulheres, desvalorizando e afastando-se de tudo o que é feminino o que envolveu, por vezes, depreciar e insultar as raparigas. As alunas reagiram positivamente porque a ES mantém e apoia o seu sentido de identidade de género e o que os códigos de género prescrevem para elas. Estes resultados revelam que é essencial trabalhar na formação de professores/as a relação entre género, sexualidade e poder para ficarem capacitados para refletir criticamente sobre as reações dos/as alunos/as no sentido de promover a equidade de género.

Palavras-chave : Género; Identidades de Género; Relações de Poder; Professores; Alunos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )